TURISMO CO2 LEGAL Selo Turismo CO2 Legal

Programa dirigido pelo Movimento Mecenas da Vida cuja proposta é implantar um processo de “certificação” no turismo local, diferenciando os equipamentos turísticos e os turistas que compensam as emissões de carbono (CO²) geradas por suas atividades. Veja os estabelecimentos participantes

O que é o programa de certificação “Turismo CO² Legal”?
A Certificação Turismo CO² Legal possui a amplitude do desenvolvimento turístico sustentável e objetiva transformar a APA Itacaré/Serra Grande num destino modelo de neutralização e redução de carbono, unindo conservação ambiental com desenvolvimento socioeconômico das famílias de agricultores tradicionais.

Quem participa?
A idéia básica consiste em compensar as emissões de CO² geradas pelas atividades operacionais dos equipamentos turísticos locais (Pousadas, Hotéis, Resorts, Restaurantes, Bares, Cabanas, Lavanderias, Receptivos, Cyber Cafés, além de mercados, farmácias, padarias, todos os tipos de lojas e até residências); os quais recebem o “Selo Turismo CO² Legal”. O bom é que todo mundo pode participar, todos os tipos e tamanhos de empresas! É simples e super acessível.

Como funciona?
Os recursos financeiros provenientes da neutralização desses participantes são direcionados ao “Fundo Carbono Social”. Através desse fundo os agricultores tradicionais da APA recebem a “Bolsa Conservação” para produzir e plantar as mudas das árvores que neutralizarão as emissões de CO² e para conservarem as florestas de suas propriedades. Por outro lado, para receberem esse benefício os agricultores assumem várias contra-partidas – vide nosso “Programa de Neutralização Integrada de CO²”.

O turista também participa!
Sim! ele também poderá compensar as emissões de CO² geradas em seu roteiro turístico. Nas Pousadas e Hotéis certificados ele saberá como se transformar num “Turista neutralizado”.

Então, “destino carbon free”…
Isso mesmo! Um destino carbon free é aquele onde todos que participam do segmento turístico neutralizam as suas emissões de carbono. O “Selo Turismo CO² Legal”, fixado nas Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Bares etc. evidencia aos turistas a informação de que eles estão num destino diferenciado! Essa é a identidade turística inovadora que estamos trazendo para a APA Itacaré/Serra Grande: um “Destino Carbon Free”.

Destino Carbon Free é só isso?
Não. A construção de um Destino Carbon Free passa por ampla articulação na busca das soluções para os velhos problemas de todos nós que vivemos nesse território; como a questão do lixo, por exemplo. O objetivo é, a partir da construção de uma identidade turística voltada para a conservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável das populações tradicionais, criar um espaço de discussão para essas questões, buscando e envolvendo empresários, instituições, comunidade e poder público.

Quem faz o monitoramento das atividades do Programa?
A equipe do Movimento Mecenas da Vida desenvolve, executa e monitora as atividades do Programa junto aos agricultores tradicionais. Contudo, o melhor é que essa Certificação pertence ao nosso território e todas as atividades relacionadas são executadas aqui dentro da APA Itacaré/Serra Grande - o que equivale dizer que VOCÊ pode monitorar tudo o que acontece, pode visitar as propriedades onde o reflorestamento está sendo realizado e pode também, através do representante do segmento ao qual o seu estabelecimento pertence, fiscalizar o “Fundo Carbono Social”.

Quais benefícios o “Selo Turismo carbono Neutro” proporciona?

1º. Conserva as nossas florestas, a nossa biodiversidade, os recursos naturais e as nossas paisagens; além de fortalecer o tecido social no meio rural.

2º. Proporciona visibilidade ambiental (na medida em que conserva florestas) e visibilidade social (na medida em que melhora a qualidade de vida do homem do campo) para os estabelecimentos participantes junto do seu público, dos seus clientes, seus hóspedes e visitantes.

3º. Visibilidade socioambiental do estabelecimento participante no Site do Movimento Mecenas da Vida e dos parceiros institucionais.

4º. Mídia espontânea para o destino gerada pela identidade personalizada inédita de “Destino Carbon Free”.

5º. Atrai novos turistas que buscam destinos diferenciados, com propostas e práticas socioambientais voltadas para o desenvolvimento turístico sustentável.

Mais informações

MOVIMENTO MECENAS DA VIDA
Telefone: (73) 9996-1575 / 9123-5456
contato@mecenasdavida.org.br
www.mecenasdavida.org.br

» Veja a relação dos participantes certificados

Mecenas da Vida